1º Passeio Bicicleta em Família (Fotos)

Bicicleta em Fam+¡lia 2013-10-12 022

O primeiro passeio de bicicleta para famílias organizado pela Cicloficina do Oriente foi um sucesso. Compareceram vários vizinhos e amigos de todas as idades, dando um bonito colorido ao grupo, que pedalou entre o Terreiro dos Corvos, na zona norte do Parque das Nações, até ao Terreiro do Paço (e regresso).

Foram cerca de 20 km que adultos e crianças percorreram sem esforço, neste passeio
Foram cerca de 20 km que adultos e crianças percorreram sem esforço, neste passeio

O objectivo deste passeio foi promover o convívio e mostrar como é fácil e divertido ir até ao centro da cidade, sem fazer poluição e ruído.

A melhor prova disto foram as crianças que pedalaram sozinhas todo o percurso de ida e volta, sem qualquer sinal de desgaste. Pelo menos três delas tinham apenas 5 anos.

Aproveitámos para estrear a nova ciclovia que liga Stª Apolónia ao Parque das Nações. Para nossa surpresa, ainda estavam a terminar as pinturas, pelo que tivemos que improvisar um pouco. Tem partes boas e é salutar constatar que não foi usado espaço pedonal, mas sim a supressão duma faixa de rodagem e a separação com as barras de metal e árvores parece funcionar. No entanto registámos algumas limitações que é urgente corrigir:

  • Na parte final (sentido Parque das Nações – Santa Apolónia), junto à ponte elevada é necessário encontrar outra solução, uma vez que a largura é insuficiente para a passagem de bicicletas com alforges, atrelados ou cargo-bikes.
  • Em alguns pontos os canteiros das árvores e sarjetas coincidem, comprometendo a circulação bidireccional.
  • Fazer a ligação a outras redes cicláveis, pois ainda não há continuidade.

Um evento a repetir em breve!

Todas as fotos aqui.

One thought on “1º Passeio Bicicleta em Família (Fotos)”

Leave a Reply