Programas Políticos: Mobilidade – JF dos Olivais

Parque infantil do Vale do Silêncio. - Vale do Silêncio

Seis são os candidatos à junta de freguesia dos Olivais. Seis, foram também as candidaturas que questionei no passado Sábado para não receber qualquer resposta a tempo de escrever este texto. Zero foram as candidaturas que responderam. Não fosse o acaso de me cruzar com duas arruadas “estratégicas” à porta da EB1 Paulino Montez, não teria tido qualquer contacto directo com as candidaturas neste período de campanha.

Dada a falta de informação específica, o plano de recurso era utilizar o que estava escrito nos panfeletos de campanha, dos quais reproduzo em baixo as medidas propostas em matéria de transportes e mobilidade.

BE – Bloco de Esquerda

Responderam à interpelação no Facebook, mas não deram qualquer resposta usando quaisquer dos canais que disponibilizei.

CDU – Coligação Democrática Unitária

  • Uma rede de transportes públicos de qualidade, com alargamento de horários, principalmente nocturnos e mais carreiras.
  • Alargamento da carreira circulatória, para cobrir a maior parte da freguesia.
  • A criação de um sistema público de Bicicletas na freguesia.
  • A eliminação de barreiras arquitectónicas
  • Reforço da sinalização sonora nos semáforos e a disciplina do espaço urbano no que se refere ao estacionamento de viaturas;
  • O reforço da segurança nas passagens de peões, nomeadamente junto às escolas.

A CDU compromete-se a cooperar com a comissão de utentes de transportes dos Olivais, promovendo contactos com todas as entidades competentes, na defesa da melhoria dos transportes públicos.

  • A CDU defende ainda o respeito pelas regras urbanísticas de cada bairro e condições gratuitas de estacionamento com a criação:
  • De espaços reservados para residentes.
  • De parques de dimensão adequada e obrigatória, por parte do Metro e da CP
  • A CDU não aceita alterações ao trânsito, rodoviário e pedonal, sem auscultação prévia dos moradores.

PS – Partido Socialista

  • Guia pedestre e ciclável pela Freguesia
  • Criação de infraestruturas para uma Freguesia acessível, como o rebaixamento dos lancis em todas as passagens de peões.
  • Defender a colocação de mecanismos de controlo de velocidade em vias sinalizadas com falta de segurança rodoviária

PSD – Partido Social Democrata

Não existe qualquer referência no site da candidatura às palavras “bicicleta”, “ciclovias” ou “mobilidade”. Existe apenas um conjunto de citações numa entrevista relativa a “transportes”, no qual se indica a necessidade de melhorar os transportes devido à população idosa, mas que, apesar de tudo a freguesia está muito bem servida de transportes dado possuir 4 estações de metro.

PTP – Partido Trabalhista Português

Respondeu à interpelação no Facebook, mas não deu qualquer resposta ao e-mail enviado.

Candidatura Independente – Olivais com Todos

  • Promoção do uso quotidiano da bicicleta com uma ciclovia própria e estacionamento adequado.

Atualização:

Durante esta tarde (6a feira), recebi uma mensagem por parte do candidato desta candidatura fazendo referência para as seguintes propostas:

  • Propomos colocação de calhas técnicas nas escadas de acesso às estações de Metro para bicicletas, bem como a realização de um protocolo com o Metro para utilização de espaços de loja existentes, atualmente sem uso, para a guarda adequada das bicicletas.
  • Propomos ainda a existência de espaços específicos para a recolha de bicicletas nas diversas escolas da freguesia.
  • Iremos realizar diversas campanhas de promoção e educação para o uso da bicicleta, nos diversos grupos da comunidade, com a colaboração de associações da área.

As Arruadas

Porque as candidaturas são mais do que as propostas deixadas nas caixas de correio, deixo aqui um relato das duas interacções que tive com as candidaturas com quem me cruzei durante a semana.

Da conversa que tive oportunidade de travar com a candidatura do PS, não me pareceu que estivessem muito cientes da realidade dos cidadãos que usam a bicicleta no seu dia a dia. Quando comecei a falar que usava a bicicleta, a resposta foi “nós fazemos uns passeios de bicicleta!”. Quanto à minha mensagem com as questões, a resposta foi que a candidata estava muito ocupada e que responderia depois das eleições.

A conversa com o candidato independente foi, no entanto, diferente. Segundo ele, é um utilizador regular da bicicleta nas suas deslocações diárias para o trabalho. Indicou-me acompanhar alguns foruns e até conhecer o trabalho da Brigada de Baldes de Massa. Mostrou-se muito alinhado com as questões que coloquei. Mas também ficou de responder depois…

Leave a Reply